O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com nota 5 na CAPES. Seu objetivo é proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.
O Profmat visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente em escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. O Trabalho de Conclusão Final do Profmat deve ser em temas específicos pertinentes ao currículo de Matemática da Educação Básica, que produzam impacto na sala de aula.
Se por um lado o PROFMAT tem o objetivo de contribuir para uma melhor formação do professor de Matemática, por outro ele propicia uma melhoria na qualidade do ensino de Matemática como consequência da atuação de seus egressos em suas práticas cotidianas, proporcionando maiores índices em indicadores educacionais e, principalmente, causando mudanças concretas no processo de ensino-aprendizagem.
Na UFCA o PROFMAT funciona desde 2012, sendo os primeiros dois anos como parte do Pólo da UFC e a partir de 2014 transformando-se em Pólo UFCA. Atualmente são ofertadas 15 vagas, e as aulas ocorrem nas terças-feiras nos períodos manhã e tarde. Na UFCA já foram titulados 92 alunos, que são em sua maioria professores da rede pública não só do estado do Ceará, mas também de estados vizinhos. Esses Mestres em Matemática voltam para a sala de aula mais qualificados e com a missão de melhorar o Ensino Básico em Matemática.

Mais informações como  Normas, Exame de Qualificação (ENQ) e Exame Nacional de Acesso (ENA), videoaulas, acesso às dissertações de Mestrado do PROFMAT entre outras, podem ser obtidas na página do PROFMAT http://www.profmat-sbm.org.br/.

Fotos dos eventos realizados pelo PROFMAT-UFCA podem ser acessadas clicando em Eventos.

Contato: profmat.cct@ufca.edu.br