Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O PROFMAT surgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

PROFMAT tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática. Foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

A seleção para o PROFMAT se dá através do Exame Nacional de Acesso (ENA) realizado anualmente, regulamentado em edital.

Na UFCA são ofertadas 15 vagas, e as aulas ocorrem nas terças-feiras nos períodos manhã e tarde.

Mais informações como  Normas, Exame de Qualificação (ENQ) e Exame Nacional de Acesso (ENA), videoaulas, acesso às dissertações de Mestrado do PROFMAT entre outras, podem ser obtidas na página do PROFMAT http://www.profmat-sbm.org.br/